Com Drª Jordana Coelho e
Drª Ana Paula Menezes, Neonatologistas
Afinal, nem sempre é possível dispor de todas as condições que favorecem a amamentação e nutrição adequadas para os primeiros dias de vida.
E além disso, a expectativa dos pais e o treinamento da equipe são fatores que precisam ser administrados com conhecimento baseado evidências e com muita paciência pelo médico assistente
Segundo evidências científicas, a hipoglicemia é o distúrbio metabólico mais frequente em neonatologia, com uma incidência estimada entre 5 e 15% nos recém-nascidos, e pode ser considerada um evento potencialmente prevenível de lesão neurológica nessa faixa etária.
As formas transitórias de hipoglicemia, frequentemente observadas em recém-nascidos saudáveis, resultam de processos de adaptação metabólica normais durante a transição para a vida extrauterina. Se o bebê apresentar qualquer dificuldade em procurar, receber ou metabolizar o aporte energético e, assim, não conseguir se adequar à sua própria demanda corporal de glicose, pode evoluir para uma hipoglicemia neonatal persistente e severa.
Reconhecer os sinais da apojadura, avaliar uma pega adequada e identificar as principais causas de desconforto mamário ajudam a intervir no momento certo!
Aprenda as condutas que garantirão a saúde e o desenvolvimento adequado dos seus pacientes.
Graduação - Universidade Vila Velha
Residência - Pediatria (Hospital Cesar Leite em Manhuaçu-MG) / Neonatologia (Hospital Odilon Behrens, em Belo Horizonte)
Mais de 2000 partos assistidos
Graduação: Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)
Residência: Hospital Municipal Dr Carmino Caricchio - Tatuapé / SP
Titulada em Neonatologia pela AMB/SBP
Mais de 2000 partos assistidos
© 2024 - Neonato.Edu. Todos os direitos reservados.